Bem vindo ao nosso espaço de reflexão!

... existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, e exige dele novo pronunciamento. (...) Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (FREIRE, 1979, p. 92)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sobre Ensino Multisseriado


De acordo com nossas pesquisas e observações apresentamos alguns pontos que já são desenvolvidos ou que podem estar sendo desenvolvidos pelos educadores do ensino multisseriado para que se possa alcançar um melhor rendimento.
- Trazer o saber da vida para a sala de aula, valorizando o que o aluno já sabe e aproveitando ao máximo;
- Propor sempre trabalho coletivo, pois o fator socialização é um ponto forte dentro deste ensino;
- Convidar os alunos a serem monitores, principalmente daqueles que têm mais dificuldades;
- Trabalhar ao mesmo tempo as semelhanças e diferenças nas classes e nos programas;
- Reorganizar a programação, criando um único programa por disciplina;
- Planejar para uma classe, não levando em conta as séries, mas os diferentes níveis de capacitação dos alunos.

RETIRADO DO ARTIGO: A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS MODELOS MULTISSERIADOS DE ENSINO 
AUTORES: Marcondes de Lima Nicácio - Maria Joana Manaitá Pinheiro - Maristela Rosso Walker - Teresa Kazuko Teruya
IN: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/LNE4Sg2n.pdf

2 comentários:

  1. Referente a discussão sobre Ensino Multisseriado julgamos pertinente para compreender a referência desse ensino saber em que está fundamentada. Para isso é necessário retornar ao pensamento anterior que a educação do campo recebeu influências da escolarização urbana e industrial onde se é organizada a estrutura do sistema de ensino na seriação.

    Comentada: Almira Moreira; Jucinete Rangel.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com turma multisseriada é tudo de bom!

    ResponderExcluir