As políticas públicas para a educação básica de qualidade nas Escolas do Campo foram discutidas durante o 2º Seminário de Educação do Campo no Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia, realizado em Valença, nos dias 4 e 5 de maio. O encontro é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia (Amubs).
http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/711 O objetivo do seminário é incentivar a participação democrática de todos os segmentos da sociedade no processo de discussão em torno da educação do campo, amparados na Constituição Federal/1988, na legislação educacional vigente e nos marcos legais da Política Nacional da Educação do Campo.
“Todos vocês são atores, protagonistas dessa construção coletiva. Só assim é possível incorporar os aspectos significativos das experiências existentes com classes do campo nas políticas educacionais. Essa ação revela o compromisso e o esforço conjunto das instituições envolvidas pela melhoria da educação e respeito às diversidades”, afirmou a diretora da Direc 5 (Valença), Flordolina Andrade.
A abertura do evento contou com palestra da professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Celi Tafarel, sobre a valorização da educação do campo, contextualizada à realidade social, política, econômica, cultural e ambiental dos sujeitos sociais do campo.
Logo após, formou-se uma mesa-redonda para um debate sobre diversas temáticas, programas e projetos voltados para a Educação do Campo, como Escola Ativa, Projovem Saberes da Terra, Diversidades, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, Ensino Médio Integrado com Educação Profissional, construção de escolas e transporte escolar intracampo e alimentação escolar. As discussões foram mediadas pela professora Cássia Margarete Amaro, representante da Coordenação de Educação do Campo da Secretaria da Educação do Estado.
Durante o encontro, houve também a sistematização das propostas, apresentações das estratégias e instrumentos de suporte, plenárias dos resultados dos grupos de trabalho, com relato e intercâmbio de experiências exitosas no Território do Baixo Sul. As discussões servirão de base para a construção de um documento-base para a educação do campo, vinculada a uma proposta pedagógica norteada pela justiça social e diminuição das desigualdades, tendo como premissa a adequação dos conteúdos escolares que respeite a singular relação entre o homem e o campo.
Postado por: Matias dos Santos III SEMESTRE - PEDAGOGIA
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