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... existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, e exige dele novo pronunciamento. (...) Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (FREIRE, 1979, p. 92)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Origens da Pedagogia da Alternância

As escolas famílias agrícolas se originaram das Maisons familiales Rurales da França, destaca-se a iniciativa de três agricultores e um padre de uma comunidade rural do sudoeste da França, quando se confrontaram com a situação de um adolescente de 14 anos que se recursou ir à escola convencional. Segundo essa bibliografia, os princípios que orientaram a construção da identidade do movimento das MFRs nesse período de criação podem se assim resumindo:A composição de pequenos grupos de jovens de ( 12 a 15 anos) sob a responsabilidade de um monitor com possibilidade de aplicar princípios da pedagogia da alternância .
A formação completa da personalidade. A constituição de uma associação de pais responsáveis por todas as questões relativos a escola. 
Os agricultores pioneiros estavam preocupados em criar estratégias de desenvolvimentos para suas comunidades, ao mesmo tempo em  que se preocupava com um tipo de educação diferenciada. Eles queriam um tipo de escolas que seus filhos não rejeitariam, pois iria atender as suas reais necessidade. Eles pensavam em criar uma estrutura de formação que seria de responsabilidades dos pais e das forcas sociais em que os conhecimentos adquiridos seriam encontrados na escola, mais também na vida cotidiana, na família, na comunidade e na vila.  informações disponiveis em www.unefab.org.br.

Postador por Lucidalva Cerqueira e Valmira Leite


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