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... existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, e exige dele novo pronunciamento. (...) Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (FREIRE, 1979, p. 92)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vocês já ouviram falar em Pedagogia da Alternância?

É uma alternativa para a educação no campo. O aluno passa um tempo na escola, depois volta para a sua comunidade validando o que aprendeu. Depois volta a escola com um novo período. Assim até o término do seu curso, desta forma a educação no campo, baseada na pedagogia da alternância busca prover a necessidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
Essa alternativa é interessante, pois além de trabalhar disciplinas regulares como ciências humanas e exatas, também podem serem trabalhadas disciplinas voltadas para a agropecuária, visto que esses alunos passam a aprender técnicas que facilitam lidar com o plantio e criação de animais, como também podem ajudar a comunidade. Já que este indivíduo mora no campo, ele precisa viver a própria origem sem preconceitos e valorizar esse espaço.
Vantagens:
  • ajuda a diminuir a evasão escolar;
  • ajuda a reduzir o êxodo rural;
  • diminui o desgaste físico dos alunos com o transporte e o tempo percorrido entre a casa e a escola do estudante;
  • o aluno pode aplicar o conhecimento (teoria) que aprendeu na sala de aula e aplicar suas técnicas no campo;
  • ajuda a melhorar a agricultura familiar gerando renda na comunidade.
Baseado no artigo: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO NO CAMPO: REVISANDO AS
IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA FORMAÇÃO DE
EDUCADORES.http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/elisetecristinasantoseirizeldamartinsdesouzaesilva.pdf
Postado pelas graduandas: Caroline, Cláudia, Emanoele e Francisca.

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