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... existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, e exige dele novo pronunciamento. (...) Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (FREIRE, 1979, p. 92)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A instituição de uma política pública de formação para o campo

Para compreensão do cenário educacional das áreas rurais, os dados a seguir, extraídos das pesquisas do INEP e PNAD - 2007, citado por Santos (2009), mostram que de um total de 327.176 dos professores das escolas rurais: 205.820 atuam nas séries iniciais do ensino fundamental; 106.534 ensinam nos anos finais do ensino fundamental e 14.822 trabalham no ensino médio.
Desses docentes, 7.104 têm o ensino fundamental; 205.753 têm o ensino médio e, com cursos de graduação, são 114.319 docentes (aproximadamente um terço dos docentes). E ainda que, dos professores que atuam nas séries finais do ensino fundamental, 46,7% não são graduados, possuindo apenas o ensino médio, ou seja, quase a metade.
A educação como um direito de todos – direito fundamental consagrado na Lei Magna brasileira - tem que ser exercida na sua universalidade e, no contexto da Educação do Campo, há que se pensar uma formação docente contextualizada com a realidade e as especificidades dos atores envolvidos. Os eventos e movimentos que antecederam o II 3º Seminário de Educação do Campo (2004) foram um marco na ampliação do debate participativo por uma política de formação de professores do campo.

Sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LedoC) da UnB
Na UnB, o 1° processo seletivo do curso da LEdoC ocorreu em 2007 e o curso encontra-se em desenvolvimento no Instituto de Educação Josué de Castro do ITERRA (Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária), vinculado ao MST, em Veranópolis/RS.
O foco do curso está na preparação específica da organização do trabalho pedagógico que privilegie o trabalho em equipe, a docência multidisciplinar por área de conhecimento, além das peculiaridades e vivências da realidade do campo.

CPC2 – Formação de Educadores do Campo
EDUCAÇÃO DO CAMPO: QUE PROFESSORES ESTÃO SENDO FORMADOS?
Maria da Conceição Aguiar Oliveira
Postado por Caroline Queiroz, Eliane Pereira , Flávia Cristina e Nara Vírginia 
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